Avaliação Ambiental Estratégica

Nível: 
Doutorado
Obrigatória: 
Não
Área(s) de Concentração: 
Sistemas de Gestão da Sustentabilidade
Carga horária: 
90 horas
Creditos: 
3
Ementa: 

Diferenças e integração entre AIA, AAI e AAE. Integração de indicadores ambientais, sociais e econômicos com o uso de contextos integradores/ordenadores: pressão-estado-resposta (PER); análise custo-benefício (ACB); abordagem estatística multivariada; análise multicritério; análise do ciclo de vida; zoneamento econômico-ecológico (ZEE). Tipos de AAE. Etapas mínimas para implementação de AAE:

decisão de quando aplicar AAE; escopo (objetivos, público-alvo e indicadores; autoridade e responsabilidades no contexto institucional; grupos de interesse e formas de participação; informações e questões ambientais relevantes; previsão de impactos, identificação e comparação de cenários/alternativas; acompanhamento e monitoramento). AAE: promoção do DS e processo decisório. AAE no cenário brasileiro e limitações.

Análise de estudos de caso: análise de casos existentes e elaboração de novos casos a partir de exemplos práticos. Proposição de procedimentos metodológicos inovadores em AAE.

Desenvolvimento de práticas sobre situações reais, com interação professor-professor-aluno-aluno, considerando os aspectos de investigação, compreensão, construção e participação, permitindo a constante retroalimentação do conteúdo.

Tipo de disciplina: 
Back to Top