"Treinamento Online do Portal de Periódicos"

Em 2016, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passou a realizar, gratuitamente, treinamentos online do Portal de Periódicos para todos os usuários das instituições participantes. O principal objetivo é ampliar o atendimento aos usuários, uma vez que o meio digital permite o acesso rápido e fácil ao conteúdo disponível no acervo. Dessa forma, os treinamentos online substituirão as capacitações presenciais neste ano.
A tecnologia utilizada é o Mconf, serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com ampla capacidade de comunicação em áudio e vídeo em tempo real. Além da instrução sobre o uso do Portal de Periódicos, os participantes assistem aos treinamentos ministrados por representantes das editoras e sociedades científicas com as quais a Capes assina os conteúdos.
Os treinamentos são divididos por áreas do conhecimento e realizados todos os dias, em turnos diferentes. Cada sessão tem capacidade para 50 inscritos e todos têm acesso ao certificado de participação no próprio Portal de Periódicos. A carga horária média é de duas horas por aula.
As inscrições são individuais e realizadas diretamente na área de “Treinamentos” do Portal. É possível verificar nesta área a lista completa dos treinamentos que serão ministrados no primeiro semestre. O usuário precisa ter um cadastro ativo no “Meu Espaço” do Portal de Periódicos para solicitar a inscrição.
Após a confirmação da inscrição, o usuário receberá um link para acesso à sala virtual no e-mail cadastrado. Informamos que existem alguns requisitos necessários, importantes para evitar problemas no acesso: a utilização do navegador Mozilla Firefox e a atualização dos softwares Java e Flash. O e-mail de contato para atendimento aos usuários é treinamento.periodicos@capes.gov.br.