Avaliação da Eco-eficiência com modelos de Análise Envoltória de Dados no enfoque LCA+DEA

Atualmente, a sustentabilidade dos produtos e serviços tem recebido maior atenção. Assim, os mercados estão cada vez mais interessados não somente na qualidade dos produtos, mas também nos processos de fabricação especialmente no que tange ao meio ambiente. Neste sentido o conceito de eco-eficiência tem-se tornado mais relevante. A abordagem conhecida como LCA+DEA, que usa modelos de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA) para determinação da eco-eficiência, com o uso conjunto da Avaliação do Ciclo de Vida (Life Cycle Assessment – LCA), tem surgido para avaliar a eficiência identificando as melhores práticas, determinando metas para as ineficientes de forma a promover uma redução de emissões ou determinando metas diretamente para emissões. Dado que trata-se de uma abordagem recente, o objetivo desta proposta é a pesquisa, a análise crítica e a proposta de novos modelos DEA e seu uso conjunto com LCA. Para tal, pretende-se fazer uma revisão dos métodos utilizados para a implementação do LCA+DEA para assim determinar as suas características, vantagens e desvantagens. Mais especificamente, nestes métodos serão analisadas questões tais como, o uso do modelo DEA dentro do enfoque LCA, a escolha do modelo DEA a ser utilizado e a sua orientação, o enfoque para a inclusão das variáveis ambientais, a análise dos pesos que compõem o índice de eco-eficiência, entre outras. Está análise será feita do ponto de vista teórico e prático. Para tal, esses modelos serão aplicados a diferentes práticas, principalmente agrícolas, tais como em vitivinícolas, produção de frutas, etc. Os resultados serão analisados para verificar a sua viabilidade e sua operacionalidade, fazendo ênfase nos impactos ambientais. Os modelos ou métodos aqui desenvolvidos podem ser utilizados em qualquer estudo de caso real que requeira incluir uma dimensão ambiental.