Sustentabilidade e Consumo no Trabalho da Beleza a Partir de Três Brics

Projeto de pesquisa conjunto entre a Universidade Federal Fluminense (Profa. Dra. Leticia Veloso), Universidade de Sydney (Profa. Dra. Terry Woronov, Professora Adjunta) e Universidade do Arizona (Profa. Dra. Mimi Nichter, Professora Titular) que visa estudar as mudanças em curso nas esferas da produção e do consumo – enfocando a sustentabilidade, o risco e a globalização dos padrões de consumo – a partir do caso da indústria cosmética global ("indústria da beleza"). O projeto enfoca as três áreas geográficas onde atuam as três pesquisadoras: Brasil, China e Índia, três dos BRICs onde tais questões são especialmente oportunas. Para tanto, está sendo realizada pesquisa de campo em três cidades nos três países: Shanghai, na China, Bangalore, na Índia, e Rio de Janeiro, Brasil. O projeto contempla dois encontros por ano entre as três pesquisadoras, e envolve recursos de agências financiadoras brasileiras, americanas e australianas.
Ano de início: