Projetos de pesquisa

Estudos, Desenvolvimentos e Aplicações em Estratégias para a Sustentabilidade Organizacional

Este projeto de pesquisa visa desenvolver estudos com o objetivo de definir o conceito sustentabilidade em vários ambiente sócio-econômicos com o objetivo de definir modelos de gestão aplicados. Estes modelos de gestão visam integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais de forma cooperativas e complementares e assim poder contribuir com desenvolvimento das sociedades impactadas.

Gerenciamento integrado da zona costeira para a economia azul

A zona costeira pode ser considerada um macro sistema formado na área de interação direta entre o domínio do oceano e o domínio terrestre, composta por diferentes paisagens, abrigando uma diversidade de ecossistemas de alta fragilidade requerendo, por isso, atenção especial do poder público e da sociedade, sendo inserida na Constituição Federal Brasileira (1988) como área de patrimônio nacional.

Avaliação do Ciclo de Vida do Produto

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de modelos que suportem o conhecimento teórico e aplicado sobre o ciclo de vida dos produtos, com ênfase no diagnóstico e avaliação de métodos e técnicas utilizados na sua geração. Busca-se propor alternativas econômicas e sócio-ambientais viáveis à promoção na melhoria da utilização dos diversos componentes e constituintes dos produtos.

Avaliação e decisão multicritério em ambientes corporativos

O objetivo central deste projeto está concentrado no avanço do conhecimento no âmbito da modelagem multicritério de problemas de decisão e de avaliação de desempenho. Mais especificamente, este projeto busca estender e complementar o conhecimento no tema, desenvolvendo: - Modelos específicos associados a aplicação da Análise Multicritério a problemas pertinentes à Engenharia de Produção.

Avaliação e Gestão da Qualidade dos Recursos Hídricos

A água é um bem primordial ao homem e ao meio ambiente e a sua qualidade é determinante à sustentabilidade. No âmbito deste projeto de pesquisa têm sido realizados trabalhos para avaliação da variabilidade espaço-temporal da qualidade da água e dos fatores que a determinam. É possível, a partir destes estudos, determinar os processos que controlam a contaminação da água e com isto buscar soluções para a melhoria de sua qualidade e disponibilidade.

Cultura Organizacional para a Eficácia nos Resultados na Segurança e saúde do Trabalhador

Este projeto propõe pesquisa e desenvolvimento sobre o papel da segurança do trabalho como valor ou como uma prioridade nos níveis operacional, tático e estratégico no desenvolvimento da cultura de segurança total nas organizações. Estudo bibliométrico é utilizado como base para a estruturação dos questionários para análise da percepção dos operadores, liderança. técnicos de segurança, engenheiros e gerentes a cerca dos princípios da Cultura Organizacional para a eficácia nos resultados na segurança e saúde do trabalhador.

Desenvolvimento de processos para geração de energia a partir do biogás

Atividades: (1) Desenvolvimento de um sistema piloto de digestor anaeróbico de baixo custo e alta eficiência, que seja flexível e adaptável às variações da composição orgânica residual dos restaurantes universitários da UFF. (2) Desenvolvimento de catalisadores para a reforma do biogás, visando a produção de H2 para células a combustível do tipo PEM (3) Desenvolvimento de anodos que sejam estáveis nas condições de operação das células SOFC alimentadas com biogás. (4) Projetar uma unidade de produção de hidrogênio a partir da reforma do biogás.

Eco eficiência na Produção

Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos de eco-eficiência nos processos de produção, a partir do estudo dos aspectos tecnológicos e de práticas de gestão que atendam às diretrizes da eco-eficiência (produção + limpa, análise do ciclo de vida do produto, etc.)

Emprego dos Métodos UTA e UTA – CR na Avaliação de Projetos

Pretende-se estudar e pesquisar Métodos de Método do Apoio Multicritério à Decisão (AMD) da formulação P-Gama, com a finalidade de avaliar projetos nas mais diversas áreas. Esta formulação corresponde a uma competição entre as alternativas, resultando em uma ordenação da melhor à pior alternativa.

Engenharia do Trabalho

Estudos da organização do trabalho e as condições relativas aos riscos ergonômicos; químicos; físicos; biológicos no ambiente do Trabalho. Como resultado, busca estruturar técnicas para o planejamento, aperfeiçoamento, implantação e avaliação de tarefas, sistemas de trabalho, produtos, ambientes e sistemas para fazê-los compatíveis com as necessidades, habilidades e capacidades das pessoas visando a melhor qualidade e produtividade, preservando a saúde e a integridade física.

Estratégia para a Sustentabilidade Organizacional

Este projeto objetiva o desenvolvimento de modelos para alavancar os fatores determinantes e modus operandi organizacional, para a obtenção da vantagem competitiva sustentável em organizações públicas e privadas.

Estratégia para a Sustentabilidade Organizacional- Gestão Integrada da Inovação e dos Mecanismos de Transferência de Tecnologia

A partir dos conceitos de Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Gerenciamento de Projetos, Capital estratégico, Experiência de Co-criação e de Teoria Sistêmica (baseada no pensamento complexo), construir novos paradigmas para a Gestão Integrada da Inovação; estudar os mecanismos de Transmissão ou Intercâmbio de Conhecimento, entre dois ou mais sujeitos, considerando as Culturas Organizacionais e os Ambientes de Inovação, envolvidos na Transferência de Tecnologia.

Estudo da Sustentabilidade nas Organizações Brasileiras: Relacionamento com Stakeholders

Objetivo principal deste projeto está concentrado na modelagem qualitativa e quantitativa envolvida na investigação de problemas relacionados à gestão empresarial incorporando diretrizes, metodologias e normas que orientam as decisões estratégias para a sustentabilidade nas organizações. Com a disseminação no ambiente empresarial global do conceito de Desenvolvimento Sustentável, as organizações se vêem cada vez mais pressionadas a adotar práticas econômicas que sejam socialmente responsáveis e ambientalmente corretas, modelo traduzido no conceito do Triple Bottom Line.

Estudo e desenvolvimento de modelos MultiObjectivo e de Programação por Metas em Análise Envoltória de Dados (DEA) e modelos de integração com Avaliação de Ciclo de Vida (LCA)

Esta proposta tem por objetivo o estudo e desenvolvimento de modelos multiobjectivo em Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis ? DEA) de forma a avaliar a eficiência de DMUs e a determinação de alvos para DMUs ineficientes. A programação por metas também será utilizada de forma a minimizar o esforço computacional associado à programação multiobjectivo quando da presença de grande número de objetivos e como uma forma de priorizar os diferentes objetivos que possam estar envolvidos no processo decisório e ainda estabelecer metas desejáveis para esses objetivos.

Estudos e Práticas em Sistemas de Produção Enxuta para Manufatura e Serviço

Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento Estudos e Práticas em Sistemas de Produção Enxuta para Manufatura e Serviço para a obtenção de benefícios no gerenciamento com a adoção de programas, projetos e ações que visam integrar tecnologias decisivas para aumentar a qualidade e a produtividade nas etapas do processo produtivo e na prestação de serviços. Tal projeto de pesquisa aponta a necessidade de incorporar uma cultura de conscientização dos princípios de Lean Systems e do Triple Botton Line para atender as expectativas das partes interessadas.

Estudos, Modelos e Práticas para a Gestão do Conhecimento, de Pessoas e da Inovação

Conhecimento, pessoas e inovação constituem componentes essenciais da chamada economia do conhecimento, pano de fundo de uma nova e mais poderosa revolução industrial. que vem sendo denominada Indústria 4.0. Como componentes, no entanto, eles são interdependentes, a sua gestão é complexa, exigindo estratégias interdisciplinares que possuem como eixo central as pessoas e suas competências, e acontecem em organizações com diferentes níveis de cultura de responsabilidade social.

Finanças Corporativas

Este projeto de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de modelos econômicos e financeiros, a partir dos principais indicadores de desempenho gerenciais que podem ser aplicados a pequenas e médias empresas com o intuito de estimular a competição e promover a busca pela vantagem competitiva por parte das empresas que adotam

Gerência de Projetos para a Sustentabilidade

Este projeto de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte ao gerenciamento de projetos a partir das melhores práticas na gestão de projetos, dos contextos que envolvem uma metodologia estruturada de trabalho e da análise de seus parâmetros em busca da excelência na gestão orientada por projetos no âmbito da Sustentabilidade Organizacional.

Gestão da Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Este projeto objetiva o desenvolvimento de modelos de apoio as questões centrais relativas à gestão de Responsabilidade Social nas norganizações, nas relações desta com empreendedorismo e desenvolvimento local, incluindo ainda temas como indicadores de sustentabilidade e governança corporativa, ética e transparência.

Gestão de Riscos de Processos em Sistemas Industriais

Este projeto objetiva o desenvolvimento de modelos para suporte ao processo de gerenciamento dos riscos de processo em todos os estágios do ciclo de vida das organizações, permeado por atividades, processos e a própria organização. Dedica-se a discussão de propostas de inserção da Gestão de Riscos na filosofia, nas práticas e nos processos de negócio da organização para a mitigação dos impactos no contexto da segurança do ser humano e do meio ambiente.

Gestão Integrada da Inovação e dos Mecanismos de Transferência de Tecnologia

A partir dos conceitos de Gestão Estratégica, Inteligência Competitiva, Gerenciamento de Projetos, Capital estratégico, Experiência de
Co-criação e de Teoria Sistêmica (baseada no pensamento complexo), construir novos paradigmas para a Gestão Integrada da Inovação;
estudar os mecanismos de Transmissão ou Intercâmbio de Conhecimento, entre dois ou mais sujeitos, considerando as Culturas
Organizacionais e os Ambientes de Inovação, envolvidos na Transferência de Tecnologia. Estudar os mecanismos de Transmissão ou

Influência das instituições de ensino na formação de competências

Neste projeto são construídos modelos de apoio à decisão com foco no planejamento e gestão de instituições de ensino, com especial atenção aos problemas ligados ao mapeamento da influência de cursos sobre as competências de seus egressos.

Investigação e Apoio à Decisão em Gestão de Risco, Manutenção, Segurança e Meio Ambiente Industrial

O Projeto de Pesquisa tem como objetivo contribuir na investigação de práticas e modelagem para suporte ao processo de tomada de decisão, nas áreas de Risco de Processo, Segurança, Meio Ambiente e Manutenção Industrial e suas interfaces com as demais funções das organizações industriais.

Investigações e Mecanismos para a Gestão da Responsabilidade Social, Governança Corporativa e Sustentabilidade

Este projeto de pesquisa pretende identificar na literatura científica a relevância e a abrangência que a governança corporativa e a responsabilidade social vêm desempenhando na gestão contemporânea das organizações. O desenvolvimento da pesquisa envolve a reunião de dados históricos e conceituais que destaquem o conjunto de mecanismos que vem sendo utilizado pelas organizações privadas, terceiro setor e públicas.

Investigações, Métodos e Ferramentas na Gestão de Recursos Naturais

Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação. São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.

Liberação de metais a partir de sedimentos em operações de dragagem de ambientes anaeróbicos

Metais são contaminantes associados a operações de dragagem, pois a aeração dos sedimentos remobiliza estes poluentes para a coluna d’água. Na presente pesquisa, pretende-se avaliar as taxas de liberação de metais (Cu, Zn e Pb) a partir de sedimentos redutores, com o tempo, devido à oxigenação em experimentos in vitro. Espera-se que a partir dos resultados seja possível a construção de um modelo de liberação que poderá ser incluído no planejamento de operações de dragagem.

Modelagem Multicritério de Decisões em Ambientes Corporativos

Este projeto objetiva o desenvolvimento de modelos de apoio a decisão e investiga a aplicação dos princípios da análise multicritério a modelagem de decisões em ambientes corporativos, com foco na engenharia de produção e de gestão de sistemas no âmbito da
Sustentabilidade Organizacional.

O uso de modelos de Análise Envoltória de Dados (DEA) com outputs indesejáveis no enfoque LCA+DEA

O objetivo desta proposta é utilizar modelos de Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis ? DEA) para determinação da eco-eficiência. O uso de DEA para ecoeficiência é em conjunto com a técnica da Avaliação do Ciclo de Vida (Life Cycle Assessment ? LCA) em uma abordagem conhecida como LCA+DEA. Já que os impactos ambientais são considerados em DEA como variáveis indesejáveis, diferentes enfoques e modelos para estas variáveis também serão analisados e utilizados, assim como também será analisado seu efeito na determinação de melhores práticas e metas para melhora.

Onde é o futuro? Lá ou aqui? Ou Aqui e Lá? Uma Investigação sobre a Nova classe Média Brasileira (FAPERJ)

Investigar e comparar a classe média tradicional brasileira e a “nova classe média” a partir de quatro dimensões: educação, trabalho e consciência ambiental. Pesquisa qualitativa com membros de ambas as classes médias, buscando desvendar (a) suas semelhanças e diferenças, (b) as especificidades da “nova classe média” na estrutura demográfica e sócio-econômica brasileira, e (c) a expectativa de sustentabilidade dessa “nova classe média” em relação a uma transformação mais ampla na sociedade brasileira.

Pesquisa, desenvolvimento e estudo da viabilidade técnica e econômica de novas tecnologias para a geração de energia limpa

Este projeto tem como objetivo o estudo de novas tecnologias para a geração de energia limpa, dando ênfase à intensificação de processos, à otimização das condições operacionais e ao desenvolvimento de catalisadores. Propõe-se, ainda, a realização de: (i) estudos da evolução do contexto econômico e institucional para o desenvolvimento destas tecnologias; (ii) análise da eficiência do processo, (iii) análise do processo de inovação nas trajetórias tecnológicas estudadas; (iv) pesquisa para levantamento de dados sobre custos diretos e indiretos.

Pesquisa, desenvolvimento e estudo da viabilidade técnica e econômica de novas tecnologias para a geração de energia limpa

Este projeto tem como objetivo o estudo de novas tecnologias para a geração de energia limpa, dando ênfase à intensificação de processos, à otimização das condições operacionais e ao desenvolvimento de catalisadores. Propõe-se, ainda, a realização de: (i) estudosda evolução docontexto econômico e institucional para o desenvolvimento destas tecnologias; (ii) análise da eficiência do processo, (iii) análise do processo de inovação nas trajetórias tecnológicas estudadas; (iv) pesquisa para levantamento de dados sobre custos diretos e indiretos.

Propostas Metodológicas Orientadas para as Mensurações de Resultados dentro da Perspectiva Estratégica do Ciclo de Vida e dos Ativos Intangíveis com Base no Relato Integrado

As organizações vêm buscando ampliar os seus resultados dentro de uma perspectiva estratégica orientada pelos seus ativos intangíveis, de forma a maximizar seus resultados e mitigar possíveis riscos operacionais e financeiros. Neste sentido diversas organizações vêm adotando dentro de sua estratégia organizacional o modelo do Relato Integrado para divulgar seus resultados junto aos Stakeholders e Shareholders visando à criação de valor através de seus ativos.

Qualidade de Vida no Trabalho

Aprofundar os conhecimentos em qualidade de vida no âmbito do trabalho tendo como base o conceito biopsicossocial (QVT). Oferecer uma visão aprofundada e atualizada das causas do estresse, bem como de ações preventivas que contribuam para o aumento da Qualidade de Vida no Trabalho. Levantar informações e dados em empresas públicas e privadas para orientar a estruturação de programas de melhoria das condições de trabalho.

Recursos Energéticos na Sustentabilidade

Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suportar a aplicação das diversas fontes energéticas e suas relações presentes e futuras com a sustentabilidade em todas as suas formas.

Responsabilidade Sócio-Ambiental e Consumo Doméstico “Insustentável”

Pesquisar e comparar práticas de responsabilidade sócio-ambiental das principais empresas transnacionais atuantes no Brasil em limpeza e higiene com práticas de consumo cotidianas brasileiras acerca da limpeza doméstica e da higiene pessoal, com o objetivo de avaliar os descompassos entre (a) práticas empresariais sustentáveis, principalmente com relação a uma produção limpa, e (b) hábitos cotidianos “insustentáveis” que predominam na casa brasileira.

Riscos do alumínio no processo de contaminação da água em sistemas de abastecimento (FAPERJ)

O objetivo deste estudo é avaliar o impacto e abrangência dos passivos ambientais gerados pelas estações de tratamento de água às margens do Lago de Juturnaíba, na qualidade da água da represa e avaliar os riscos futuros de ocorrência de uma dissolução catastrófica destes resíduos, inviabilizando a retirada de água para consumo humano. Inicialmente serão feitas medidas da contaminação dos sedimentos do lago e posterior aplicação do Modelo de Atenuação das Concentrações, desenvolvido pelo proponente, a fim de se verificar a atual abrangência da contaminação.

Tecnologia de Gestão de Recursos Naturais

Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de modelos para suporte às ações voltadas à disponibilidade e qualidade de recursos naturais utilizados nos processos produtivos e os mecanismos de gestão que garantam uma otimização de seu consumo, mitigando sua degradação.
São estudados ainda os conflitos de uso e determinadas soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos naturais a médio e longo prazos.
 

Transparência e Ética Organizacional

Estudar os conceitos e aspectos de transparência e ética aplicada à responsabilidade organizacional, com foco no setor público, privado e no terceiro setor – com suas interveniências no comportamento e no desempenho de pessoas inseridas nesse ambiente, bem como desenvolver metodologias e ferramentas para a gestão dessas variáveis.

 Avaliação da Eco-eficiência com modelos de Análise Envoltória de Dados no enfoque LCA+DEA

Atualmente, a sustentabilidade dos produtos e serviços tem recebido maior atenção. Assim, os mercados estão cada vez mais interessados não somente na qualidade dos produtos, mas também nos processos de fabricação especialmente no que tange ao meio ambiente. Neste sentido o conceito de eco-eficiência tem-se tornado mais relevante.