Construindo competências docentes: um modelo alinhado aos valores da Educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) e à Responsabilidade social corporativa (RSC)

Resumo: 

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) são conceitos atuais e globais, alinhados a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dessa forma, modelos de competências para o desenvolvimento da EDS têm sido elaborados e aplicados, em diferentes países e contextos educacionais. Entretanto, ainda existem lacunas nesses modelos, que, por serem globais, nem sempre contemplam a perspectiva local e os aspectos culturais. Além disso, a maioria dos modelos está voltado para o público-geral e não na formação de docentes. Ainda assim, é comum a presença do domínio de valores em sua estrutura, mas sem considerá-lo, de forma central. No campo gerencial, apesar da literatura existente sobre o ensino da RSC destacar sua relevância, ainda carece de modelos de competências específicos à formação de docentes de cursos de gestão. Com isso, esse estudo propõe um modelo de competências docente para desenvolver o domínio de valores da EDS e da RSC em cursos do nível superior de gestão. Esse modelo teve como referência o modelo CSCT (Curriculum, Sustainable development, Competences, Teacher training), com as dimensões do papel profissional do professor (individual, na sociedade e na IES), incluindo a sua atuação como educador. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, documental, duas revisões sistemáticas da literatura (RSL) e a validação do modelo pelo método Delphi, com a participação de especialistas, que são pesquisadores, docentes ou coordenadores de cursos de gestão, representados nesse estudo pela área de Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias. Após a validação, o modelo foi comparado às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de Administração e Engenharia, e recomendações foram feitas para integrar essas competências nas DCNs, estimulando a inclusão da EDS e RSC na prática educacional. Embora, o modelo buscasse contemplar o contexto local, por meio do domínio de valores, ele ainda apresentou algumas limitações, como a seleção bibliográfica para a sua composição e o número restrito de especialistas, o que direciona o seu resultado a uma visão específica de mundo.  É esperado que essa pesquisa possa contribuir para futuras análises, em outras perspectivas, e contextos educacionais.

Palavras-chave: Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS); Responsabilidade Social Corporativa (RSC); Competências; Valores; Docentes; Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).

Data da defesa: 
terça-feira, 26 Março, 2024 - 10:00
Documento em PDF: