ENSINO SUPERIOR NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA BRASILEIRA: PROPOSIÇÃO DE UMA ESTRUTURA DE CRITÉRIOS PRIORIZADOS PARA A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE
Propósito: Pesquisadores apontam para a importância do desenvolvimento de estudos a respeito dos sistemas de avaliação da qualidade do Ensino Superior da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasileira (ES-RFEPCT). Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo principal a proposição de um conjunto de critérios para a avaliação da qualidade do ES-RFEPCT que levem em conta o contexto particular destas instituições. A importância deste estudo e a justificativa para esta abordagem devem-se ao expressivo crescimento da RFEPCT no Brasil, ao debate encontrado na literatura sobre a importância de revisões em seu sistema de avaliação da qualidade e a importância desta Rede para o desenvolvimento socioeconômico do País. Metodologia: Em um primeiro momento, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura e uma Pesquisa Documental para encontrar os critérios para a avaliação da qualidade do ES-RFEPCT. Em seguida, foi pesquisada a percepção dos especialistas sobre a importância dos critérios mapeados na etapa anterior. O Método Fuzzy Delphi (MFD) foi aplicado para selecionar os critérios considerados relevantes pelos especialistas. Por fim, o Analytic Hierarquy Procces (AHP) foi utilizado para estabelecer uma classificação de prioridades entre os critérios validados pelo MFD. Achados: Foi apresentado um conjunto de 34 critérios distribuídos em cinco categorias e classificados por ordem de prioridade para a avaliação do ES-RFEPCT. Estes critérios levam em consideração o contexto particular ao qual as instituições da RFEPCT estão inseridas. O critério que apresentou a mais alta prioridade dentre os 34 validados foi “Políticas para diminuir evasão escolar e aumentar permanência e êxito”, enquanto a categoria que apresentou a prioridade mais alta dentre as cinco estabelecidas foi a categoria “Pessoas”. O critério “Políticas que garantam nível adequado de produtividade por parte dos funcionários” foi um dos indicados como críticos para novos estudos de acordo com a análise dos resultados realizada ao fim do trabalho. Valor e originalidade: O conjunto de critérios aqui apresentados pode servir como um norte ou informação relevante para as instituições da RFEPCT que pretendem melhorar a qualidade do seu Ensino Superior levando em conta o contexto particular destas instituições, assim como também para pesquisadores que buscam aprofundamento neste campo de pesquisa tão importante. O caráter original deste trabalho justifica-se pelo seu resultado único: o conjunto de critérios para avaliar a qualidade do ES-RFEPCT. Critérios estes estruturados em categorias, classificados por ordem de prioridade e adequados ao contexto particular desta rede. Aspectos específicos importantes dentro desta temática que carecem de novas pesquisas também foram apontados. Não foi encontrada outra pesquisa que apresentasse resultados semelhantes aos da presente Tese.
Palavras-Chave: Critérios. Qualidade. Ensino Superior. RFEPCT. Método Fuzzy-Delphi. Analytic Hierarquy Procces (AHP).