MODELO DE INDUTORES NÃO FINANCEIROS PARA DECISÃO DE INVESTIMENTO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM À LUZ DO RELATO INTEGRADO

Resumo:

Após a crise financeira global de 2008, os usuários dos demonstrativos contábeis, financeiros e relatórios corporativos complementares se conscientizaram de que estes instrumentos não forneciam informações suficientes sobre os riscos corporativos e sobre o processo de criação de valor organizacional, questionando sua utilidade e exigindo uma divulgação corporativa mais transparente e com uma visão de longo prazo. No intuito de alinhar a evolução da economia, dos mercados e das necessidades de investimento, surgiu o Relato Integrado (RI). Uma nova forma de relatar as informações financeiras e não financeiras de forma integrada com objetivo de demonstrar ao provedor de capital financeiro como a organização gera valor ao longo do tempo de forma a prover uma alocação de capital mais eficiente e produtiva. Assim, o público principal do RI é o provedor de capital financeiro. Entretanto, a literatura mostra um desinteresse por parte deste público em relação a esta nova forma de divulgação e aponta a necessidade de pesquisas que busquem compreensão sobre as demandas de informação dos investidores e de sua visão em relação ao uso, utilidade do RI. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo investigar os indutores não financeiros de valor que afetam o processo de tomada de decisão de investimentos dos investidores profissionais brasileiros e que devem ser evidenciados em um Relato Integrado no intuito de melhorar sua utilidade aos provedores de capital financeiro, tornando suas decisões de investimento mais sustentáveis. Para isso, os indutores de valor que afetam a decisão de investimento foram levantados na literatura e levados à consideração de investidores profissionais brasileiros participantes de um grupo focal com objetivo de obter novos insights. Com o resultado destas pesquisas foi elaborado um questionário estruturado para realização de uma survey com investidores profissionais brasileiros. O resultado da survey foi submetido à análise estatística descritiva, no intuito de identificar a percepção dos respondentes quanto a relevância dos indutores identificados, e análise fatorial confirmatória para mensuração dos constructos intangíveis investigados de forma a identificar como o intangível pode ser relatado a partir de informações úteis e relevantes para os provedores de capital financeiro. Assim, foram identificados 22 indutores de valor não financeiros para representarem os capitais intangíveis do RI, sete para o Capital Intelectual, seis para o Capital Humano, seis para o Capital Social e de Relacionamento e três para o Capital Natural. Os resultados da pesquisa contribuem com preparadores de relatórios, em especial, do Relato Integrado, ao apontar as informações intangíveis que são importantes aos investidores em seu processo de tomada de decisão e que podem aumentar a relevância dos relatórios para este público; com os investidores, ao apresentar um Modelo de indutores de valor não financeiros que podem ser utilizados para contribuir com o processo de decisão de investimento e tornar, assim, a alocação do capital mais eficiente e produtiva; com a literatura do Relato Integrado e de Decisão de investimento ao expandir sua fronteira do conhecimento.
Palavra-chave: Relato Integrado; Sustentabilidade; Decisão de investimento; Criação de valor; Informações não financeiras. Intangíveis.

Data da defesa:
terça-feira, 7 Dezembro, 2021 - 18:00