PROCESSOS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL DE PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL: UM PROTÓTIPO DE MEDIÇÃO COM BASE NA LÓGICA FUZZY

Resumo: 

A participação da organização como ente global de influência e atuação nos sistemas produtivos se mostra essencial no debate e em estudos sobre responsabilidade social e aprendizagem organizacional, principalmente quando essas questões são relacionadas a objetivos de inclusão social. Com a progressiva aceitação de abordagens e estratégias centradas na sustentabilidade, as organizações passam a enfrentar muitos desafios de gestão, condicionadas por fatores econômicos, ambientais e sociais de nova ordem. A responsabilidade social é um tema complexo, cujo constructo ainda está em desenvolvimento, assim como a prórpia aprendizagem organizacional. Ambas as abordagens são essenciais para o desenvolvimento dos estudos sobre as organizações no âmbito da ciência Administrativa e das perspectivas interdisciplinares que surgem. No entanto, as naturezas difusa e processual do fenômeno de aprendizagem organizacional de práticas de responsabilidade social não parecem estar devidamente incorporadas às pesquisas revisadas sobre essa temática, conforme se conclui de vários trabalhos de revisão de bibliografia e de medidas de aprendizagem organizacional, o que pode estar contribuindo para o enviesamento dos resultados. Em função disto, buscando compreender como os processos de aprendizagem organizacional de práticas de responsabilidade social podem ser pesquisados, medidos e analisados, incorporando a natureza processual, difusa e vaga de ambos os fenômenos, foi utilizada a lógica fuzzy, para orientar a coleta e a análise dos resultados da pesquisa, apresentando um protótipo para a medição desses processos e práticas. Para isto, foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma escala de medida de processos e estruturas de aprendizagem organizacional, adaptado de López, Peón e Ordás (2005). Os resultados da pesquisa permitiram apresentar o mapeamento de processos de aprendizagem organizacional em responsabilidade social e a modelagem desses resultados utilizando o sistema de inferência fuzzy. Os achados permitiram chegar a valores para a intensidade da interação entre os fatores de aprendizagem organizacional em responsabilidade social (AORS), o sugere ser um contributo relevante para melhorias na medição de processos de AORS e, consequentemente, em seus resultados e efeitos, possibilitando fundamentos mais precisos a decisões das organizações sobre práticas de responsabilidade social.
Palavras-chave: Responsabilidade Social. Aprendizado Organizacional. Lógica Fuzzy.

Data da defesa: 
sexta-feira, 13 Dezembro, 2019 - 17:19
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