Trajetória docente como elemento impulsionador do pensamento crítico em torno do debate da sustentabilidade na formação universitária
Num contexto em constante transformação, especialmente em razão do crescimento e da aceleração tecnológica, esse estudo terá foco na formação acadêmica de engenheiros como elemento central na constituição de seu conhecimento profissional, cultural e percepção da realidade. O objetivo da pesquisa é evidenciar que as trajetórias docentes e as práticas pedagógicas em cursos de graduação em engenharia privilegiam conhecimentos técnicos e tecnológicos desconectados do debate da sustentabilidade que implica na compreensão da complexidade dos problemas desestruturados do mundo real. A pesquisa de natureza qualitativa, adotando procedimentos da Teoria Fundamentada em Dados, analisou documentos orientadores das práticas pedagógicas em universidades públicas federais bem como as trajetórias de docentes, importantes atores no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostram que, ao contrário do que seria desejável se se pensa em uma formação que conecta as demandas da sociedade no tempo presente com as necessidades de gerações futuras, as práticas pedagógicas em cursos de graduação em engenharia, indelevelmente marcadas pela própria trajetória docente, contam com iniciativas isoladas de docentes em fomentar um debate crítico acerca da sustentabilidade como tema transversal ao conhecimento e prática das engenharias.
PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Ensino Superior, Educação em Engenharia
Local: Sala 322 do Bl. D da Escola de Engenharia