UMA ABORDAGEM MULTIESTÁGIO PARA A AVALIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BASEADA NO MÉTODO DE ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS EM REDE.

Resumo:

A avaliação das instituições de ensino superior (IES) é uma tarefa desafiadora, devido à complexidade inerente ao contexto em que estão inseridas, aos diferentes perfis institucionais, à variedade de recursos utilizados e resultados oferecidos no desempenho da sua missão. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo propor uma abordagem avaliativa multiestágio, utilizando Network DEA, composta por três estágios e com recursos compartilhados, que contribua com as metodologias de avaliação do ensino superior existentes, possibilitando englobar variáveis inerentes às diversas atividades de graduação e pós-graduação desenvolvidas pelas IES e a complexidade dessas instituições. A escolha das variáveis que compõem a rede foi realizada com base na revisão sistemática de literatura desenvolvida, a partir da análise de 258 artigos científicos que aplicaram diferentes modelos DEA para avaliar a eficiência dentro do contexto do ensino superior. Nesse processo de seleção de variáveis, foram consideradas ainda variáveis utilizadas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), pela Avaliação quadrienal de pós-graduação, conduzida pela CAPES, além dos populares rankings acadêmicos. Com a definição das variáveis e da estrutura em rede mista, foi utilizada uma formulação matemática para obtenção dos escores de eficiência. Esta formulação permite que sejam atribuídos valores mínimos e máximos em relação aos recursos que são compartilhados entre as atividades de graduação e pós-graduação. Após coleta de dados, a abordagem desenvolvida nesse estudo foi aplicada em uma amostra de 45 universidades federais brasileiras. Os resultados evidenciaram o desempenho de cada uma das instituições, em relação ao uso dos recursos financeiros, da qualidade do ensino e da formação em nível de graduação, da formação de pesquisadores e da produção científica desenvolvida em nível de pós-graduação. Ao fim, foram analisadas as eficiências em relação ao desempenho geral das universidades federais, a eficiência em relação ao contexto regional em que essas instituições estão inseridas, e a especialização de cada uma delas em relação à performance inerente às atividades de graduação e de pós-graduação.
Palavras-chave: Ensino Superior, Avaliação de Eficiência, Network DEA, Inputs compartilhados.

Data da defesa:
quarta-feira, 8 Setembro, 2021 - 11:00