PROPOSTA DE UM MODELO DE PRIORIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA QUE POSSIBILITA A ALAVANCAGEM DA PERFORMANCESUSTENTÁVEL DE JOINT VENTURES INTERNACIONAIS
Essa pesquisa tem como objetivo propor um modelo de priorização de práticas de governança corporativa que possibilite a alavancagem da Performance sustentável de Joint Ventures Internacionais. Para realizá-la, foram analisados, inicialmente, em uma pesquisa bibliográfica preliminar, 474 registros bibliográficos referentes ao período de 2012 a 2017, a respeito da literatura existente sobre governança corporativa, Joint Venture, sustentabilidade e Petróleo & Gás, na base de dados Scopus, e realizada uma pesquisa de campo, através de entrevistas exploratórias em que foi adotada a técnica do incidente crítico, com 7 profissionais de organizações multinacionais distintas que vivenciaram a experiência de trabalhar em ou com uma ou mais Joint Ventures Internacionais (JVIs) na área de Exploração & Produção (E&P) do setor de Petróleo & Gás (P&G) no Brasil. Foram aplicadas as metodologias da análise léxica e análise de conteúdo durante o processo de apreciação, tanto dos resultados da literatura selecionada quanto das entrevistas, que serviu de base para o desenvolvimento do modelo multicritério de priorização proposto. O modelo possui 4 módulos: Definição da motivação estratégica; Levantamento, tratamento e análise dos dados; Priorização por motivação estratégica; e Priorização final. Em seu desenvolvimento, foram utilizados o método multricritério Analytic Hierarchy Process, a análise de consistência com o método de normalização pela média, a média e a moda dos valores atribuídos. Para validação matemática do modelo multicritério, foi realizada uma análise estatística e para validação de sua aplicação, a análise de conteúdo. Por fim, para validação da aplicabilidade do modelo em JVIs de E&P no setor de P&G Brasileiro foram realizados 4 estudos de caso com 5 especialistas. Os resultados alcançados com o método de pesquisa mista adotado e abordagem interdisciplinar validaram os objetivos específicos e questões levantadas nessa pesquisa e contribuíram para um maior conhecimento a respeito da lacuna identificada. Como resultado dessa pesquisa, foi desenvolvido e aplicado um modelo multicritério flexível, eficaz e robusto para suporte à tomada de decisão que viabiliza a priorização das práticas de governança corporativa identificadas na literatura para formação e governança de JVIs sustentáveis e bem-sucedidas no longo prazo para atuarem na atividade de E&P de P&G no Brasil.
Palavras-chave: Joint Venture Internacional. Governança Corporativa. Performance Sustentável. Exporação & Produção. Petróleo & Gás.