Interdisciplinaridade em Gestão Sustentável

Nível: 
Doutorado
Obrigatória: 
Sim
Área(s) de Concentração: 
Sistemas de Gestão da Sustentabilidade
Carga horária: 
90 horas
Creditos: 
3
Ementa: 

Excelência e sustentabilidade organizacional: gestores e pesquisadores, dedicados na busca da excelência em gestão têm diagnosticado que
seus modelos podem ser aperfeiçoados. O objetivo é aprimorar o conceito de “excelência” para que as organizações enfrentem os desafios
competitivos do século XXI. Há demanda por um modelo que oriente as organizações para aplicarem princípios do desenvolvimento
sustentável.
Existe a consciência de que os modelos de gestão em uso são fragmentados, ambíguos e não são universais, ou seja, podem ser adequados
para um determinado tipo de empresas, mas provavelmente não para todas. As empresas são construções sociais e interagem continuamente com a sociedade. Esta disciplina discute e fomenta a reflexão sobre a base conceitual dos modelos de gestão. O objetivo é propor novos
caminhos para a gestão das organizações, atendendo demandas relativas ao desafio da sustentabilidade organizacional. A Sustentabilidade
organizacional é um novo paradigma apoiado nos princípios do pensamento complexo, articulando inovação e a sustentabilidade econômica,
social e ambiental.
Esta disciplina tem o propósito de definir o que é gestão organizacional e o propósito da organização, modelos de apoio a decisão, e requisitos
para a sobrevivência e perenidade, que necessita ser perseguido com base numa ética que contemple de forma harmônica a preocupação com
a preservação do planeta; o desenvolvimento da sociedade e o respeito ao indivíduo. Integração de métodos multicritério na busca da produção
sustentável. Apoio de Multicritério à Decisão e Desenvolvimento Sustentável aplicado as organizações.
O conceito de sustentabilidade organizacional; Fundamentos de indicadores de responsabilidade Social; Fundamentos e indicadores ambientais;
Ética nas decisões organizacionais; Fundamentos do Auxílio multicritério à decisão; Modelagem interdisciplinar de problemas de decisão no
contexto da sustentabilidade.
Desenvolvimento de práticas sobre situações reais, com interação professor-professor-aluno-aluno, considerando os aspectos de investigação,
compreensão, construção e participação, permitindo a constante retroalimentação do conteúdo.

Tipo de disciplina: