Seminário de Pesquisa na Interdisciplinaridade

Nível: 
Doutorado
Obrigatória: 
Sim
Área(s) de Concentração: 
Sistemas de Gestão da Sustentabilidade
Carga horária: 
90 horas
Creditos: 
3
Ementa: 

Os Docentes do Doutorado apresentarão suas pesquisas e abordagens interdisciplinares de atuação. É um seminário de apresentação do corpo docente para que os discentes conheçam a totalidade das redes de construção do conhecimento interdisciplinar. Apresentar aos alunos os aspectos metodológicos relativos à pesquisa e às condições de produção da dissertação. Familiarizá-los com as discussões epistemológicas envolvidas na crise das especialidades e, por conseguinte, na busca de outros regimes de conhecimento e práticas. Instrumentais metodológicos e epistemológicos condizentes com a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade. Reflexão crítica sobre a ciência moderna e a razão instrumental: suas características, limites e impasses. O conhecimento e suas fronteiras. Os docentes se apresentarão, detalhando os seguintes aspectos de suas pesquisas:
Dispositivos metodológicos: aspectos técnicos e normativos da ciência moderna; aspectos técnicos e normativos da pesquisa. Dispositivos Epistemológicos: o paradigma dominante nas ciências modernas; a crise do paradigma dominante; A produção dos saberes e práticas inter e transdisciplinares:o paradigma emergente na contemporaneidade; aspectos epistemo-metodológicos em direção à transdisciplinaridade.
Desenvolvimento de práticas sobre situações reais, com interação professor-professor-aluno-aluno, considerando os aspectos de investigação, compreensão, construção e participação, permitindo a constante retroalimentação do conteúdo.

Tipo de disciplina: 
Back to Top