MODELO DE AVALIAÇÃO DA ECOEFICIÊNCIA DE VEÍCULO LEVE PARA TRANSPORTE DE CARGA COM APOIO À DECISÃO

Propósito: esta pesquisa foi conduzida com o propósito de desenvolver um modelo para apoio à decisão em processos de avaliação de veículos leves para o transporte de cargas, por meio de indicadores de Ecoeficiência, aplicados ao Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Metodologia: composta por quatro macroetapas sendo a primeira a identificação das diferentes fontes energéticas utilizadas para transporte rodoviário e o levantamento de seus aspectos ambientais, por intermédio da revisão da literatura disponível. A segunda etapa se constitui na aplicação da metodologia de Avaliação da Ecoeficiência, baseada na norma ISO 14045, a fim de identificar e mapear aspectos da sustentabilidade que relacionam o desempenho ambiental em relação ao valor econômico de alternativas de transporte. A terceira etapa traz uma pesquisa survey, conduzida para validar a proposta da segunda etapa. Por fim, é aplicada uma metodologia de apoio à decisão para avaliar e quantificar a Ecoeficiência das alternativas de transporte, a partir dos impactos identificados, associados à função transporte.
Achados: ao final desta pesquisa foram obtidos dados bastante sólidos que possibilitam a definição de indicadores de Ecoeficiência que permitem comparar opções de transporte voltadas para a eficiência energética, com foco na prevenção das emissões e da dependência de combustíveis fósseis, considerando os devidos fatores de utilidade relacionados.
Limitações: as principais limitações presentes na pesquisa são inerentes aos métodos escolhidos. Isto é, a revisão bibliográfica sistemática pode não cobrir todas as possibilidades de aplicação da Ecoeficiência para transporte, devido ao rápido avanço tecnológico desta área. Além disso, a Avaliação de Ecoeficiência, depende de dados atualizados e disponibilizados pelos órgãos de regulamentação específica no tema.
Aplicações: as principais aplicações deste trabalho estão voltadas ao apoio à implementação e à gestão de políticas públicas de transporte, alinhadas com os conceitos de sustentabilidade, bem como para apoio à tomada de decisão na escolha de alternativas de veículos leves para transporte de cargas, auxiliando diretamente na gestão de frotas dedicadas ao transporte.
Originalidade: aborda a avaliação de Ecoeficiência no transporte, para uso em políticas públicas. Propõe desenvolver um modelo que pode ser usado, para a tomada de decisão por gestores nas áreas de logística e transportes, tendo como base os conceitos do triple bottom line e a interdisciplinaridade das dimensões nele intrínsecas.
Palavras-Chave: Transporte, Veículos Leves, Energia, Ecoeficiência, Apoio à Decisão.

Link para sala virtual: meet.google.com/hvp-cmyw-eoa

terça-feira, 22 Dezembro, 2020 - 09:00